top of page

Dicas de técnicas   3

Arte final

 

  A arte finalizada em meio tradicional é normalmente a passagem do traço do desenho ou esboço inicial para o definitivo. O nanquim se mostra, até hoje, como material que melhor se encaixa para o traço definitivo, porém, uma diversa gama de materiais  foram experimentados como acabamento do desenho, até mesmo o grafite. Antes da internet se tornar acessível, era uma dificuldade para conseguir ferramentas de desenho. Fiz diversos experimentos com o que tinha a mão. A ficha técnica que acompanha o final de um roteiro que escrevi e ilustrei em 2003 é registro dessa experiência.

NOVO 13.jpg
NOVO 0H.jpg
NOVO 15.jpg
FINALIZADO (28).jpg

Optei por colocar um mínimo de hachuras.

 

Para os preenchimentos de planos, usei Aerógrafo para aplicar o meio tom.

Poderia também, em vez do aerógrafo, usar pincéis e nanquim diluído com água.

Ainda não tinha falado em tintas.

 

   O filete e a hachura demonstrados em vídeos  Dicas 1   estão sendo executados com Photoshop, então o nanquim é virtual não existindo fisicamente como tal, mas feito por software para parecer assim.

 

   O processo é o mesmo – eliminar os traços desnecessários, marcando a ilustração com o que é essencial. Quando o ilustrador dispõe de uma mesa digitalizadora, este processo é mais rápido, pois da mesma forma que ele faz o esboço com ela, fará a arte final. Se não é este o caso, poderá passar do esboço em meio tradicional para o digital com o auxílio de um scanner ou, na falta deste, uma máquina fotográfica digital resolve.

   É só descarregar as fotos no computador, com o esboço no PC, você precisará usar um software de manipulação de imagem. Existem vários, como o Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Painter, ArtRage (todos software pagos), GIMP, Inkscape (software livre e gratuito) e o Sumopaint (página da internet com software portátil, dispensa instalação, também gratuito). Cada ilustrador se adapta melhor com um determinado software.

   A partir disso, resta experimentar e ver qual é melhor dentro da sua necessidade. Muitos softwares fornecem ferramentas que imitam as técnicas tradicionais de pintura e traçado. O ilustrador deverá analisar as suas possibilidades, preferências e a resposta de cada software ao escolher com qual irá trabalhar. A arte final em meio digital também refletirá o estilo do artista, pois dentro de cada software há ferramentas que darão respostas diferentes ao trabalho, influenciando o resultado final.

  A idéia estava parada a tempos na estação anotações, rascunhos a lápis, conversas e procrastinação. Foi então que um estimulo extra me possibilitou essa realização. As postagens serão semanais com demonstração em vídeos,  fotos e textos do meu processo de criação de página. Nestes posts explico como adaptei em aplicativos de edição, meios técnicos de desenvolver ilustrações usados por mim na época que não existia internet.

5x1,5 cm.jpg

O PROJETO

bottom of page