Dicas de técnicas 4
Colorização
As formas delineadas em preto e branco, ganham uma estética diferenciada com aplicação de cores. Pode se dizer que ela é como a trilha sonora no cinema, funcionando como reforço visual da narrativa. Tecnicamente, são as sensações que os tons cromáticos passam ao leitor que reiteram a mensagem contida no balão. Assim a leitura previa do roteiro me permite planejar com antecedência a paleta de cores com a qual vou compor a pagina que estou criando.
Como hoje é possível escanear e imprimir até em casa, temos a chance usar qualquer forma de pigmento, seja seco ou liquido, caso do lápis de cor, aquarelas diluídas em agua etc...
Abaixo algumas experiências que realizei desde o inicio dos anos 80. Naqueles dias, fazer um gibi colorido era só um sonho distante mesmo morando na capital.
AQUARELA E NANQUIM
AQUARELA, NAQUIM E LAPIS COLORIDO
2015 - experiencias com óleo
PINTURA ÓLEO DIGITALIZADA
A idéia estava parada a tempos na estação anotações, rascunhos a lápis, conversas e procrastinação. Foi então que um estimulo extra me possibilitou essa realização. As postagens serão semanais com demonstração em vídeos, fotos e textos do meu processo de criação de página. Nestes posts explico como adaptei em aplicativos de edição, meios técnicos de desenvolver ilustrações usados por mim na época que não existia internet.